Mais
Como remover cravos do nariz usando água, sal e limão. Leia mais

Em busca do saber - Saúde Mental

Uma nova visão sendo ampliada para novos conceitos da Saúde mental, onde são mostrados os trabalhos feitos em instituições de saúde mental. Conheça mais sobre o trabalho psicossocial dos médicos.


                                Ainda um quebra-cabeças a ser desvendado e revelado, os mistérios do comportamento humano incidem nas ações e ajuda da nossa saúde mental. (Foto: Shutterstock)


Sabemos que esse assunto é bastante delicado ainda em nosso país e falaremos um pouco sobre saúde mental, onde é avaliada a capacidade cognitiva do indivíduo na perspectiva psicológica.
No Brasil, quando falamos sobre saúde mental, ainda temos muitos conceitos que devemos quebrar em relação a esse assunto. Alguns anos atrás era complicado ter algum parente ou amigo ou até mesmo ser uma pessoa com algum desvio. Asrelações  que as sociedades tinham com pessoas que apresentavam um quadro fora do “padrão”, demonstravam diferenças em linhas como louco, psicótico e outros nomes que a sociedade lhes dava. Ter uma dificuldade mental era considerado “anormal”.
Locais que eram chamados literalmente de hospício; os internos eram tratados com condições subumanas sem o menor valor com a suas vidas. Era uma espécie de lugar de vegetação para aqueles que apresentavam um quadro agressivo, pois medicavam de forma incorreta somente para manter o lugar em ordem, sem se preocupar com o bem-estar dos pacientes.
Não existia uma qualidade de vida para os internos, eram simplesmente expostos a extremidades em relação de diferença, julgamentos e vistos como “bichos”, literalmente.

Uma nova visão

Através do CAPS, Ministério Público e Médicos cuidam de pacientes com quadro psicossocial oferecendo novos serviços a população. (Foto: Shutterstock)
Através do CAPS, Ministério Público e Médicos cuidam de pacientes com quadro psicossocial oferecendo novos serviços a população. (Foto: Shutterstock)
Os anos foram se passando e nossa sociedade foi criando um vinculo maior com a doença mental. Muitos procuraram saber como é, o que é, para onde leva, e o que fazer ao se deparar com uma situação como essa. As famílias buscaram uma nova qualidade de vida para seus parentes que apresentavam esse quadro clinico mental, e foi uma forma revolucionária, pois, tomaram medidas inteligentes para que essa visão que antes tinham dessas pessoas fosse vista de um novo ponto a ser vivido.
O Ministério Público fez algo pela parte dessa população, onde foi dada o início aos CAPS, (Centro de Atenção Psicossocial), onde o governo junto com profissionais da área da saúde mental prestam serviços à população.
Ainda com a ajuda do estado ou do governo, vimos bastante descaso em hospitais, clinicas de saúde metal, não por falta de recurso, mas pelo fato sócio histórico, cultural e desenvolvimento familiar que não sabe lidar com essas situações de ter um parente com dificuldade intelectual e acaba deixando ao descaso da instituição, já que também alguns  profissionais não estão tão comprometidos assim para dar um apoio e ajuda necessária para os internos.

O trabalho

Existem muitas instituições de atenção psicossocial onde essas pessoas são acolhidas e são feitos trabalhos com elas para que se desenvolvam e promovam a reintegração a sociedade e quebrando assim o paradigma de que pessoas especiais não conseguirão viver entre as outras pessoas e ter uma qualidade de vida como de qualquer outro indivíduo.
São estudados e avaliados os processos de aprendizagem, desenvolvimento mental que busca exercer a capacidade da pessoa que passa por essas dificuldades para que sejam tratadas no mínino com respeito e dignidade como qualquer outra, participando da interação social, familiar e amigos.
Mas ainda devemos evoluir muito sobre esse assunto. As vezes somos tão desprovidos dessa atenção para que possamos entender melhor essa situação e manter uma relação de igualdade perante esses casos.

Alisson - 141 matérias no site
Redação
|

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião: comente!

Copyright © 2014.