Mais
Como remover cravos do nariz usando água, sal e limão. Leia mais

Nimesulida: Para que serve?

                          

nimesulida é um medicamento  antiinflamatório não esteroidal (AINEs), que atua através da inibição da ciclooxigenase. Esta é uma enzima responsável pela síntese de substâncias envolvidas na inflamação, tais como as prostaglandinas. Desta forma, a nimesulida combate os processos inflamatórios, as dores e a febre.
O medicamento alivia a dor, em adultos, dentro de 15 minutos após o uso oral.

O Nimesulida serve para inibir seletivamente a enzima cicloxigenase-2, reduzindo a síntese de prostaglandinas relacionadas à inflamação. Este modo de ação também influi sobre a agregação plaquetária, causando inibição da mesma. Neutraliza a formação de radicais livres de oxigênio produzidos ao nível da cascata do ácido araquidônico e liberados em grande quantidade na origem do processo inflamatório por diversos tipos de células (granulócitos, neutrófilos, macrófagos), sem influenciar a quimiotaxia e a fagocitose.
Os mecanismos descritos são mais eficazes in vivo, o que sugere uma possível ativação biológica do composto, tornando-o um fármaco de ação antiinflamatória potente. Alguns estudos indicam ter o Nimesulida melhor tolerabilidade e causar menor incidência de efeitos colaterais em comparação com outros fármacos desta classe terapêutica.

Veja a bula do medicamento.
Por Keyla Leão
|

Um comentário:

Dê sua opinião: comente!

Copyright © 2014.